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Male hand holding a smartphone, with sports and entertainment objects coming out

Transformação digital revoluciona comunicação, mídia e entretenimento

Beacon, IoT e realidade aumentada tornam as experiências dos clientes mais completas e interativas, com ações em tempo real

Se antes o foco das empresas era apenas a qualidade, hoje as atenções se voltam também para a maneira de se relacionar com os clientes e à preocupação em fornecer serviços funcionais e de acordo com as necessidades e perfis do consumidor, que cada vez mais conectado e exigente, busca uma experiência completa.  Em comunicação, mídia e entretenimento,  graças à transformação digital, isso já é possível. As tecnologias permitem, por exemplo, um intercâmbio de dados sobre como consumidores e empresas utilizam diferentes produtos e serviços interligados pelas fronteiras industriais, o que auxilia na oferta de produtos e serviços mais completos.  Veja, a seguir, como isso é possível:

1. Internet das coisas (IoT, ou Internet of Things)
Com a IoT, capaz de conectar objetos à Internet, gerando dados e informações, é possível aprimorar a experiência dos consumidores. Aliada a aplicativos, sinalizadores eletrônicos, celulares, tecnologias vestíveis (como o Google Glass e o Apple Watch) e a uma análise de dados, permite melhorar a relação com o cliente, oferecendo serviços personalizados e informações relevantes. Dessa forma, a Internet das Coisas pode ser utilizada em estacionamentos, oferecendo às pessoas a opção de checar – em tempo real – a disponibilidade de vagas no estabelecimento; ou conectando televisões a dispositivos streaming, possibilitando ao telespectador controlar o que deseja assistir por meio do smartphone (novo controle remoto). Além disso, com o uso da rede Wi-FI e um aplicativo, estádios de futebol podem oferecer experiências personalizadas aos visitantes, que de seus assentos conseguem pedir comida, receber ações de publicidade ou informações de jogos futuros.

2. Localização inteligente
Surge para envolver clientes em uma grande rede, por meio de sensores de localização e monitoramento da movimentação dentro de um estabelecimento. Com o uso do beacon, sensores integrados via bluetooth a um aplicativo da empresa, é possível atingir o consumidor com mais precisão e personalização, melhorando as experiências de entretenimento, com a união de comunicação e ações de mídia. Ao passar por um cinema, por exemplo, os clientes podem receber informações sobre os filmes em cartaz, ou descobrir a programação e cardápio do dia ao passar por um bar ou restaurante.

3. Realidade aumentada
Permite que o mundo virtual seja misturado ao real, criando um ambiente de interação multissensorial em tempo real. Pode ser usada para criar experiências de entretenimento inovadoras, como a criação de jogos interativos, em que o participante consegue entrar no mundo virtual para interagir com objetos. Além disso, é capaz de auxiliar empresas de comunicação e mídia a melhorar a relação com seu público, por meio de informações e imagens que podem ser vistas tridimensionalmente em diversas superfícies, com a ajuda de smartphones e tablets.  

Essa é a quarta matéria do especial sobre Transformação Digital. Veja as primeiras: Transformação digital #1: o risco de não mudar, Transformação digital #2: 4 pilares para uma estratégia bem-sucedida e Varejo conectado: como a transformação digital revoluciona a área

Saiba mais:
Transformação digital #2: 4 pilares para uma estratégia bem sucedida
As 3 tecnologias mais críticas para a transformação digital
Transformação digital rápida: 4 pilares cruciais para ter sucesso

 

Imagem: depositphotos

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